domingo, 25 de setembro de 2011

Vasinhos de flores transformados

Há vários anos eu tinha uns vasinhos de flor que ficavam na janela de minha cozinha. Nos últimos quatro anos esses aí do lado e outros três ficaram "arquivados". Nas arrumações que a gente volta e meia faz nesses guardados eu os encontrei e resolvi restaurá-los.

Esses aí são de cerâmica e eu fui logo passando tinta acrílica. Tem dois de louça que ainda estão merecendo minha atenção.
Por ora, vamos aos de cerâmica...

A pontinha da folha que estava quebrada foi reconstruída com a pasta para modelar. Passei a tinta acrílica diretamente sobre as peças; não usei primer. Usei o pincel chanfrado para fazer as variações do verde nas folhas. 

Na flor também usei pincel chanfrado, agora pra fazer os sombreados. O mais escuro por baixo da veio da pétala e o mais claro na borda da pétala. Foram essas tintas que estão aí embaixo que eu usei na flor... A burgundy, o vermelho escuro e o rosa, mesclando com pincel chanfrado.



Mesclar as tonalidades, mas deixando os diferentes tons bem aparentes, tirou a monotonia, dando vivacidade aos desenhos das flores e folhas, não acham?


Por fim, o verniz geral passado com generosidade fez com que os vasinhos parecessem vitrificados. E olha eles aí de volta à janela da cozinha... Mas ainda faltam os dois de louça... 


sábado, 24 de setembro de 2011

Garrafa bordô


Sempre acho um grande desperdício jogar fora essas embalagens de isopor das entregas em domicílio. Esse pote de isopor com tampa da salada de frutas estava perfeito! Resultado? Trouxe pra casa.

Aí está ele agora "fazendo parte" de uma garrafa!

Com ele a garrafa passou a ter 37 cm de altura e 12 cm na base. Aumentou bastante!

Com uma espátula fui fazendo movimentos em espiral para um lado e para o outro com a pasta de modelar.

Como eu já tinha feito três garrafas em tons de preto, comecei a pensar em outra cor mas que mantivesse o ar elegante delas (além da amarela, minha preferida, é claro). Bem, eu acho que elas têm uma aparência elegante, vocês, não?

Gosto muito dessa cor aí da Mural Color, a burgundy. Quando seca, ela escurece um pouco mais e fica linda!

Então, pensei num degradê com ela...


Finalizei com uma camada de verniz geral e até pareceu um pouquinho vitrificada...

Gostei bastante dela! E vocês?

Esse é mais um trabalho inspirado no Reciclar e decorar. A Fabiana fez lindas garrafas, aumentando o tamanho original! E já inspirou outras pessoas também!



Atualizando...

Dei uma incrementada nessa garrafa com um par de brincos, a flor de metal e o fio de bolinhas vermelhas...


Estava faltando alguma coisa, não é mesmo?...

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Pérola negra: garrafa, organza, resina, flor e massa

Eu já guardava as garrafas que eu considerava bonitas... Até já tinha transformado algumas, como vocês podem ver aqui no blog. Mais ainda não tinha tido a ideia de aumentar o tamanho, quando vi lá no Reciclar e decorar... Bem, depois disso fico procurando modos de mudar alguma coisa no comprimento das garrafas...

Nessa aí acrescentei uma parte de um frasco de plástico. Colei algumas pedrinhas no fundo dessa parte, pois fiquei com receio de algum "desequilíbrio" posteriormente, quando não teria mais jeito de consertar, né.

Trabalhei com a pasta de modelar, cobrindo toda a garrafa, em movimentos irregulares. A tinta é a acrílica preta e grafite. Passei com pincel macio, aos poucos, e dei umas limpadas com um guardanapo de papel, antes que ela secasse, é claro. Então, deu esse efeito aí, meio aquarelado.

Por fim, usei o verniz perolado - lembrei da pérola negra (rsrsrs) - e decorei com fita de organza e essa rosa de resina pintada com tinta acrílica acetinada. Joguei com o contraste entre o brilho perolado e o fosco acetinado. Ah, no miolo da rosa tem hidro miçanga cinza.

 E aí, ficou legal, não?
Você poderá gostar também de:
/script>